Tutorial grátis desenho de bebê a lápis grafite passo a passo

DSC02854-1-560x420 Bom dia amigos, Hoje terei o prazer de trazer a vocês uma nova aula de como desenhar um retrato de uma criança, modelo esse que exige por parte dos alunos mais atenção e sensibilidade na colocação das sombras e na suavidade dos traços.



bebe passo a passo resultado
Tutorial desenho de criança a lápis grafite passo a passo
TUTORIAL  DESENHO DE CRIANÇA A LÁPIS GRAFITE
Para iniciar o trabalho como tenho explicado em aulas anteriores, fazemos o desenho base,  o esboço inicial, para depois começarmos a parte mais importante que consiste na aplicação das sombras, no equilíbrio das luzes e volume do rosto. Com relação ao material inicial, lápis, esfuminhos, lenço de papel, borracha…etc. Já expliquei de forma mais minuciosa em artigos anteriores os quais deixo bem claro a qualidade  e uso especifico de cada material, as sua aplicações e os seus efeitos. De qualquer modo para iniciar esse desenho irei utilizar o lápis alemão da marca STAEDTLER da serie 2B para a primeira fase do desenho. Com relação a técnica para a preparação do desenho principal para aqueles que não conseguem desenhar olhando para a fotografia e copiando diretamente na folha, apresento diversas técnicas nesse blog para facilitar a elaboração do desenho utilizando técnicas como: Projetor de imagens, pantografo, papel químico, quadradinhos… e varias outras técnicas que irá possibilitar ao caro aluno(a) preparar o seu desenho inicial de forma pratica e eficiente. Depois de pronto o desenho base como podem ver na fotografia abaixo, começamos o trabalho desenhando a área dos olhos da criança, área essa que vocês devem ter o maior cuidado para copiar de forma o mais fiel possível segurando o lápis pela ponta de forma que a aplicação seja suave e uniforme.
bebe passo a passo

Tutorial desenho de crianças a lápis
Procure criar as sombras que traduzem os músculos faciais do rosto da criança procurando sempre aplicar de forma suave sem pressionar demais o lápis.

desenho de crianças a lápis 1

Tutorial desenho de crianças a lápis
Partimos agora para o olho direito usando a mesma técnica e tonalidade, o mesmo nível de sombreamento aplicado no olho esquerdo.

desenho de crianças a lápis 2

Tutorial desenho de crianças a lápis
Com relação ao nariz começamos pelas narinas para poder servir de ponto de referencia para a colocação das demais sombras.

desenho de crianças a lápis 3

Tutorial desenho de crianças a lápis
Depois de sombreado o nariz passamos para a boca traçando os lábios superiores para depois fazer os anteriores.

desenho de crianças a lápis 4

Tutorial desenho de retratos a lápis
Para os cabelos fazemos riscos forte e rápidos sem intervalos.

desenho de crianças a lápis 5

Tutorial desenho de crianças a lápis.
Cabelos Agora começamos a parte dos ombros. desenho de crianças a lápis 6

Tutorial desenho de crianças a lápis
Agora começamos a 2º fase do desenho que se resumirá com a utilização do esfuminho, material esse que servirá para embassar os traços e espalhar o grafite criando a impressão de pintura. Use o esfuminho em todo o desenho. Em alguns artigos anteriores demonstro de forma mais detalhada o uso do esfuminho.

desenho de crianças a lápis 7

Tutorial desenho de crianças a lápis
Nessa próxima fase deverá usar os dedos para complementar o trabalho do esfuminho, espalhando o grafite e dando mais suavidade ao desenho.

desenho de crianças a lápis 8

Tutorial desenho de crianças a lápis
O uso do lenço de papel também irá esbater bastante o desenho conferindo uma suavidade ao rosto da criança.

desenho de crianças a lápis 9

Tutorial desenho de crianças a lápis

Temos agora a 1º fase concluída e partiremos para a mais importante, fase que irá conferir ao desenho sombras, profundidade, volume e realismo.

desenho de crianças a lápis 10

Tutorial desenho de crianças a lápis

Observe o realismo criado nos olhos, o contraste entre o claro e escuro e os efeitos de luzes que dão mais vivacidade ao olhar.

desenho de crianças a lápis 11

Tutorial desenho de crianças a lápis

Observe também as técnicas e efeitos criados com o lápis borracha que irá explorar as luzes sobre os olhos.

desenho de crianças a lápis 12

Tutorial desenho de crianças a lápis
Criando efeitos com o lenço de papel.

desenho de crianças a lápis 13

Tutorial desenho de crianças a lápis
Concluindo os cabelos.

desenho de crianças a lápis 14

Tutorial desenho de crianças a lápis

desenho de crianças a lápis 15 final

Tutorial desenho de crianças a lápis

Depois de mais alguns efeitos criados com o auxilio do lenço de papel, lápis borracha, e esfuminho temos o desenho pronto. Levei exatamente 3:16 minutos para concluir esse trabalho e espero que tenha ajudado no seu desenvolvimento os meus conselhos e orientações. Agradeço aqueles que acompanham o meu trabalho e ajudam na divulgação do blog através de redes sociais ou simplesmente clicando no (+1) Logo estarei de volta com mais aulas e para aqueles que só começaram agora, aconselho  explorar o site em buscas das aulas anteriores em que explico com mais detalhes outras técnicas e estilos de desenhos. Obrigado e até a próxima!
Anildo Motta

Mais sobre o artista: http://www.anildo-motta.com/

11 comentários:

  1. nao ficou igual masssssssss ficou perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ガブリエラ·モラエス31 de maio de 2012 21:10

      あなた馬鹿を黙ら!
      あなたは今、あなたは現象を描くもう一つのことを私に言うことができることよりも描くか?
      またはちょうどあなたのバットは、他のコンピュータ作業の前にくぎ付けになる

      Excluir
  2. perfeitooo ficou identicooo
    parabens queria conseguirr mas so consegui desenhar o luan santana e minha mae!!;D

    ResponderExcluir
  3. ficou muito perfeito , tentei aprender mas não consegui :/

    ResponderExcluir
  4. Goosteei,mee ajudoou demaiis . consegui direitinho . *--*

    ResponderExcluir
  5. Ficou a coisinha mais linda do mundo! Parabéns! Isa.

    ResponderExcluir
  6. Ficou a coisinha mais linda do mundo! Parabéns! Isa.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. Meu nome é Anildo Motta sou o artista responsável pela criação das aulas que vocês tem exposta no site: Arcas Arte. Não proíbo nenhum site a utilizar o meu trabalho para ganhos próprios rentabilizando-os com publicidades, mais por questões de ética e profissionalismo só exijo a colocação do link do meu site onde foram recolhido as informações, se não for possível esse procedimento solicito a retirada imediata de todas as publicações relacionadas ao meu trabalho. Aguardo solução e resposta. Atenciosamente. Anildo Motta www.anildo-motta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desculpa o transtorno em não ter colocado em alguns post um link informativo que levasse ao site, mas como pode ver todos os links eram colocados em "tags" para que todos que gostam do trabalho do artista possa ver mais matérias do artista e assim ser levado ao site, a ideia do site é divulgar conteúdo artístico, reunir em um lugar para que todos que curtem possam ter uma facilidade em encontrar algo ligado a arte.
      Mas nunca levamos ou queremos desmerecer o trabalho do artista, por isso todos os links foram concertados para facilitar e divulgar o seu trabalho.
      Obrigado por entrar em contato.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo